Bernardete Lima


Lecionou na Escola Municipal de Artes “Maestro Fêgo Camargo” de Taubaté, nos seguintes segmentos: Desenho, Pintura e Gravura para crianças, adolescentes e adultos; na Faculdade de Música Santa Cecília em Pindamonhangaba e em seu atelier Studio de Arte Bernardete Lima.

Realizou diversas exposições individuais em Taubaté, Campos de Jordão e São José dos Campos, como a pioneira da Técnica do Giz Pastel no Vale do Paraíba.

Participou de exposições internacionais nos seguintes países: França, Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos. Participando exposições coletivas, entre elas: SOCIARTE – ‘Sociedade dos Amigos da Arte’ em São Paulo de 1997 – 2003, no clube Atlético Monte Líbano, ao lado de grandes nomes da arte Nacional.

Recebeu prêmios em Salões de Artes Plásticas, que participou no Brasil e exterior. Recebeu Medalha de Bronze no 51º Salão Paulista de Belas Artes em 01/2000.

Há 10 anos tem se dedicado a técnica da aquarela, por qual nutre paixão, tendo participado de 9 Encontros Internacionais de Aquarelistas de Paraty, recebendo Menção Honrosa no 3º Encontro em  2011.

Participou de workshops com renomados artistas aquarelistas tais como: Luiz Zeminian, Gonzalo Carcamo, Renato Palmuti, Antônio Giacomin, Eudes Corrêa (Portugal), Fernando Pena (Uruguai), Carlos Avelino, Ari de Góes Jr, etc.

Participou de exposições e salões de aquarela, tais como Urbino In Acquarello 2018, IV Salão de Aquarela de Piracicaba e 1ª Bienal de Artes Visuais de Taubaté.


Copyright © - Associaçao Brasileira de Aquarela e da Arte Sobre Papel