Exposições Nacionais

AQUARELAS ABA 2016

Galeria de Arte Álvaro Santos, ARACAJU, Brasil . 15 de abril a 14 de maio de 2016, com a participação de 14 associados. A mostra teve a curadoria de Luiz Adelmo

Veja mais
HOMENAGEM AO RIO PARAÍBA DO SUL

Realizada no Centro Cultural Visconde de Mauá, RESENDE, RJ, Brasil. 22 de fevereiro a 22 de abril de 2014, com a participação de 13 associados Celia Custarella, Claudia Simões, Iole Di Natale, Lílian Arbex, Maria Inês Lukacs, Maria Laura de Azevedo Marques , Maria Lucia Panizza, Marina Martinelli, Rosana Mangeon, Roseli Soares, Silvia Raso, Vera Chalmers, Zilá Troper.

Veja mais
EXPOSIÇÃO / 2012

Exposição Anual da ABA - Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel e Núcleo de Aquarelistas com 79 trabalhos de 41 artistas associados, realizada de 6 a 23 de agosto de 2012 no Espaço Eugénie Villien, Faculdade Santa Marcelina, SÃO PAULO, Brasil.

Veja mais
IDENTIDADE / BRASILIDADE - O BRASIL SOB O OLHAR DA AQUARELA

Exposição Anual da ABA - Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel e Núcleo de Aquarelistas com a participação de 37 artistas e curadoria de Gilberto Habib de Oliveira que escreve na apresentação: A proposta de olharmos a BRASILIDADE e ressaltarmos múltiplas IDENTIDADES inaugura o ano das comemorações dos 25 anos de existência do Núcleo de Aquarelistas e representa uma fala para todos os brasileiros. Esta exposição é também uma homenagem à diversidade cultural deste país e um exercício de cidadania no esforço de legitimar a vocação da ABA – Associação Brasileira da Aquarela e da Arte sobre Papel na defesa da aquarela no âmbito nacional. Espaço Eugénie Villien, Faculdade Santa Marcelina, SÃO PAULO, Brasil. 18 a 27 de outubro de 2011.

Veja mais
PASSAGENS E PAISAGENS - RIO PARAÍBA DO SUL

Itineração de parte exposição anual 2010 da ABA-Núcleo de Aquarelistas. Fundação das Artes, SÃO CAETANO DO SUL, Brasil. 19 de agosto a 11 de setembro de 2011. Curadoria original Gilberto Habib Oliveira, curadoria para itinerância Valdo Rechelo.

Veja mais
EXPOSIÇÃO DE AQUARELAS

Participação de vinte e três artistas da ABA-Núcleo de Aquarelistas a convite do Centro Cultural Visconde de Mauá. Centro Cultural Visconde de Mauá, RESENDE, RJ, Brasil. 9 de junho a 17 de julho de 2011.

Veja mais
PASSAGENS E PAISAGENS - RIO PARAÍBA DO SUL

Com viagens a diferentes cidades do interior de São Paulo situadas na bacia do rio Paraíba do Sul no intuito de registrar, conscientizar e alertar sobre a futura escassez da água doce no planeta Terra e apresentando essas img em exposições. Os artistas fizeram anotações de todo tipo e registraram em cadernos de artista. Esta exposição anual da ABA / Núcleo de Aquarelistas é parte do projeto Rio Paraíba do Sul e tem a curadoria de Gilberto Habib de Oliveira. Participação de 36 artistas com 120 obras. Na abertura da exposição aconteceu o lançamento oficial do site da ABA-Núcleo de Aquarelistas. Espaço Eugénie Villien, Faculdade Santa Marcelina, SÃO PAULO, Brasil. 1 a 26 de outubro de 2010.

Veja mais
O Caderno Coletivo Rio Paraíba do Sul

O Caderno Coletivo de aquarelas feito especialmente para a exposição Passagens e Paisagens - Rio Paraíba do Sul ganha destaque por ressaltar a diversidade de estilos e cores com que cada artista representa o extenso rio. O caderno é também uma forma de percebermos como, ao longo do tempo, cada integrante da ABA - Núcleo de Aquarelistas pode formar sua sensibilidade de maneira original, única, de acordo com sua linguagem e personalidade artística.

É importante compreendermos que mais do que um caderno, este trabalho coletivo é testemunho da maturidade de um grupo que convive há mais de vinte anos, unido em torno de um projeto comum. Uma forma de conviver e aprender sem o cerceamento do olhar e da liberdade criadora, encontrando na linguagem e na técnica da aquarela um meio de afirmar a renovada tradição da verdadeira arte.

É importante compreendermos que mais do que um caderno, este trabalho coletivo é testemunho da maturidade de um grupo que convive há mais de vinte anos, unido em torno de um projeto comum. Uma forma de conviver e aprender sem o cerceamento do olhar e da liberdade criadora, encontrando na linguagem e na técnica da aquarela um meio de afirmar a renovada tradição da verdadeira arte.

Gilberto Habib - Curador

Veja mais
POEMAS DE WALDEREZ DE BARROS ILUSTRADOS POR 21 GRAVADORES

Exposição de gravuras de integrantes da ABA-Núcleo e do Ateliê Iole. Galeria Xico Stockinger, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, PORTO ALEGRE, Brasil. 1 de abril a 16 de maio de 2010

Veja mais
AQUARELA NO PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Exposição de oito integrantes da ABA-Núcleo, Cassiano Pereira Nunes, Claudia Bhurkna, Ivone Beltran, Lílian Arbex, Maria Regina Pinto Pereira, Rosemary Granata, Silvia Raso e Suely Cauduro. Organizaçao Altina Felício e Ivone Beltran. Parque Dr. Fernando Costa, SÃO PAULO, Brasil. 2 a 25 de março de 2010.

Veja mais
EXPOSIÇÃO ANUAL DO NÚCLEO 2009 - CADERNO DE ARTISTA / PROJETOS

Curadoria Valdo Rechelo. Espaço Eugénie Villien - FASM - 4 a 21 de agosto de 2009. Exposição anual do Núcleo de Aquarelistas com a participação de 27 artistas.

Veja mais
EXPOSIÇÃO TRABALHOS FEITOS EM PARAIBUNA - PROJETO RIO PARAÍBA DO SUL

Curadoria Valdo Rechelo. Espaço Eugénie Villien - FASM - 4 a 21 de agosto de 2009. Exposição anual do Núcleo de Aquarelistas com a participação de 27 artistas.

Veja mais
CADERNOS DE PROJETOS - EVENTO AQUARELA INTERNACIONAL SÃO PAULO 2008

Curadoria Valdo Rechelo. Fundação das Artes, SÃO CAETANO DO SUL, Brasil. 20 de setembro a 12 de outubro de 2008.

Veja mais
MOSTRA DE ARTISTAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS - EVENTO AQUARELA INTERNACIONAL SÃO PAULO 2008

Curadoria Elvira Vernaschi. Com a participação de artistas da Argentina, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, Itália, Venezuela e Brasil. Pinacoteca Municipal - Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, Brasil. 13 de setembro a 31 de outubro de 2008.

Veja mais
MOSTRA NACIONAL DE AQUARELA - EVENTO AQUARELA INTERNACIONAL SÃO PAULO 2008

Curadoria Gilberto Habib Oliveira. Espaço Eugénie Villien, SÃO PAULO, BRASIL. 8 de agosto a 4 de setembro de 2008.

Veja mais
MOSTRA 20 ANOS DO NÚCLEO DE AQUARELISTAS FASM

Curadoria Gilberto Habib Oliveira. Espaço Eugénie Villien, SÃO PAULO, BRASIL. 5 a 24 de outubro de 2007.

Veja mais
AQUARELA - 7ª Exposição de Aquarela da Fundação das Artes

Fundação das Artes, SÃO CAETANO DO SUL, Brasil.. Exposição de artistas do Núcleo com curadoria Valdo Rechelo.

Veja mais
AQUARELA

Pinacoteca Municipal - Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, SÃO CAETANO DO SUL, BRASIL. Exposição de artistas do Núcleo, organizada por Neusa Schilaro Scaléa, diretora da Pinacoteca, realizada de 8de fevereiro a 31 de março de 2007.

Veja mais
MOSTRA 2006 NÚCLEO DE AQUARELISTAS

Espaço de Exposições Eugénie Villien, SÃO PAULO, BRASIL. Exposição anual do Núcleo, com curadoria do crítico de arte Guy Amado, com mais de 90 obras de seus integrantes. A exposição fez uma homenagem especial à artista MARIA ALICE MARQUES, falecida neste ano, exibindo aquarelas suas, gentilmente cedidas por sua família. Coordenação Geral Marina Martinelli codajuvada por Eddy Tricerri, Heloísa Pessoa e Ivone Beltran.

Veja mais
MEMÓRIAS DO OLHAR

Espaço de Exposições Eugénie Villien, SÃO PAULO, BRASIL. Exposição anual do Núcleo, com curadoria da crítica e historiadora de arte Vera d’Horta, com 90 obras de seus integrantes, que privilegiam a arte sobre papel nas suas aquarelas, gravuras, desenhos e técnicas mistas. A exposição fez uma homenagem especial ao artista THOMAZ IANELLI, exibindo 20 aquarelas suas, gentilmente cedidas pelo Instituto Cultural Thomaz Ianelli. Coordenação Geral Maria Inês Lukacs coadjuvada por Eddy Tricerri e Silvia Raso.

Veja mais
A AQUARELA NOS 450 DE SÃO PAULO

Espaço de Exposições Eugénie Villien, SÃO PAULO, BRASIL. Exposição em homenagem aos 450 anos de São Paulo, com a participação de 51 artistas do Núcleo e 6 artistas convidados, Enio Squeff, Iole Di Natale, Jorge Henrique, Ruth Sprung Tarasantchi, Sara Goldman-Belz e Walter Miranda, Curadoria Eddy Tricerri, Curadoria Adjunta Oscar D’Ambrosio

Veja mais
I QUADRIENAL INTERNACIONAL DE AQUARELA FASM - SÃO PAULO 2003

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE AQUARELA: Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Japão, México, Venezuela e Brasil. Curadoria Enock Sacramento Espaço de Exposições Eugénie Villien, FASM, SÃO PAULO, Brasil

Veja mais
AQUARELA NA ILUSTRAÇÃO

Curadoria Ricardo Valery Sanzi Espaço Cultural João Calvino (Mackenzie), SÃO PAULO, Brasil.

Veja mais
AQUARELAS DO ACERVO DA PINACOTECA DO ESTADO

Curadoria Gilberto Habib de Oliveira. Pinacoteca do Estado de São Paulo, SÃO PAULO, Brasil.

Veja mais
GUACHES DE GISELA EICHBAUM

AQUARELAS DO ACERVO DA PINACOTECA DO ESTADO - Curadoria Gilberto Habib de Oliveira. Pinacoteca do Estado de São Paulo, SÃO PAULO, Brasil.

Veja mais
IOLE DI NATALE

Curadoria Valdo Rechelo Fundação das Artes de São Caetano do Sul, SÃO CAETANO DO SUL, Brasil

Veja mais
PAISAGENS EM AQUARELA

Curadoria Ruth Sprung Tarasantchi Espaço de Artes UNICID, SÃO PAULO, Brasil.

Veja mais
CONGRESSO INTERNACIONAL DE AQUARELA

Palestras, Mesa-Redonda, Workshops, Relatos de Pesquisas.

Veja mais
EXPOSIÇÃO DE LANÇAMENTO DA I QUADRIENAL INTERNACIONAL DE AQUARELA FASM - SÃO PAULO 2003

Cenarium Quadros e Molduras, SANTO ANDRÉ, Brasil. Curadoria de Valdo Rechelo e a participação de 19 artistas do Núcleo.

Veja mais
EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DO 1O ANIVERSÁRIO DA PINTAR! E DO LANÇAMENTO QUADRIENAL INTERNACIONAL DE AQUARELA FASM - SÃO PAULO 2003

Pintar! - Arte e Artesanato, SÃO PAULO, Brasil. Com a participação dos artistas do Núcleo: Cassiano Pereira Nunes, Célia Custarella, Fátima Lourenço, Francisca do Val, Iole Di Natale, Ivani Castilho, Ivone Beltran, Lucia Novo, Maria Inês Lukacs, Maria Laura Marques, Marina Caetano, Marina Martinelli e Regina Komatsu, que compõem a Comissão Executiva da I Quadrienal.

Veja mais
BRASIL ÁGUA ACQUA VENEZIA

Pinacoteca do Estado, SÃO PAULO, Brasil (2003). Exposição de vários artistas do Núcleo.

Veja mais
EXPOSIÇÃO DE AQUARELAS E GRAVURAS

Espaço Cultural de Comércio e Imprensa - Ecco, Associação Comercial de São Paulo - Distrital Centro, SÃO PAULO, Brasil. Exposição com a participação de vinte e seis artistas do Núcleo de Aquarelistas FASM (Cassiano Pereira Nunes, Célia Custarella, Conceição Borges, Cris Burger, Darcy Linguitte, Elza Oda, Heloisa Pessoa, Isméria Corrocher, Ivani Castilho, Ivone Beltran, Lucia Machado, Lucia Novo, Maria Inês Lukacs, Maria. Laura Marques, Margarida Gregori, Marina Martinelli, Regina Komatsu, Suely Cauduro, Zilá Troper). Produção executiva de Maria Inês Lukacs.

Veja mais
AQUARELA - 6a Exposição de Aquarela da Fundação das Artes

Fundação das Artes, SÃO CAETANO DO SUL, Brasil. Com a participação de vinte artistas do Núcleo indicados por seleção.

Veja mais
A PAISAGEM DA NATUREZA AO URBANO

Museu Antonio Parreiras, NITERÓI, Brasil. Exposição temática de vinte e seis artistas do Núcleo de Aquarelistas (Ana Hinojosa, Anna Vieitas, Cassiano Pereira Nunes, Célia CustareilIa, Darci Linguitte, Eddy Tricerri, Fátima Lourenço, Galina, Heloisa Pessôa, Iole Di Natale, Isabel Cardoso, Ivani Castilho, Ivone Beltran, Juracy Santos, Lucia Machado, Lucia Novo, Maria Inês Lukacs, Maria Laura A. Marques, Marilu Queiroz, Marina Caetano, Marina Martinelli, Marina Overmeer, Nair Fredianelli, Nilma Manfrinatto, Paula de Medeiros, Sonia Scalabrin) selecionados pelo curador Gilberto Habib de Oliveira. Produção executiva de Ivone Beltran

Veja mais
AQUARELA BRASILEIRA

Centro cultural LIGHT, RIO DE JANEIRO, Brasil. Curador Alberto Kaplan. Artistas do Núcleo convidados: Iole Di Natale, Marina Martinelli e Cassiano Pereira Nunes

Veja mais
ÁGUAS DE MARÇO

Galeria de Arte do Teatro Municipal, BARUERI, Brasil. - Espaço de Exposições Eugénie Villien, SÃO PAULO, Brasil. Exposição de inúmeros artistas do Núcleo

Veja mais
AQUARELA 2000 ÀS PORTAS DO MILÊNIO

Museu de Arte Contemporânea de Americana, AMERICANA, Brasil

Veja mais
AQUARELA FASM 98

Museu de Arte Contemporânea de Americana, AMERICANA, Brasil

Veja mais
EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA -10 ANOS - NÚCLEO DE AQUARELISTAS FASM

Espaço de Exposições Eugénie Villiem, SÃO PAULO, Brasil. Com a participação de 52 artistas, o Núcleo de Aquarelistas FASM comemorou os seus 10 anos de atividades. Por ocasião aconteceu o Workshop Internacional com a artista plástica italiana Matilde Dolcetti da Scuola Internacionale di Gráfica di Venezia.

Veja mais
EXPOSIÇÃO DE ROBERT BORNHUETTER

Espaço de Exposições Eugénie Villiem, SÃO PAULO, Brasil.

Veja mais
AQUARELA FASM 95 - SÃO PAULO

Espaço de Exposições Eugénie Villien, SÃO PAULO, Brasil. Grande evento organizado pelo Núcleo de Aquarelistas com a participação de mais de uma centena de artistas.

Veja mais
EXPOSIÇÃO DE AQUARELAS

- Galeria Municipal de Ilhéus, ILHÉUS, Brasil. - Galeria da Fundação Mokiti Okada, SÃO PAULO, Brasil.

Veja mais
EXPOSIÇÃO NA FUNDAÇÃO MOKITI OKADA

SÃO PAULO, Brasil. Artistas selecionados do Núcleo de Aquarelistas e os artistas convidados: Alberto Teixeira, Diana Mártire, Evandro Carlos Jardim, lnimá de Paula, Iole Di Natale e Norberto Stori.

Veja mais
EXPOSIÇÃO NA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MAGISTRADOS (APAMAGIS)

SÃO PAULO, Brasil. Com realização de workshop.

Veja mais
1º SALÃO PAULISTA DE AQUARELAS DA FASM

Espaço de Exposições Eugénie Villien, SÃO PAULO, Brasil. - Sala especial com a participação destacada na área do ensino e da técnica (abrangendo as décadas de 60, 70 e 80). Estes mestres foram apontados pelos artistas integrantes do 1º Salão Nacional de Aquarelas da FASM e assim representados - Década de 60: Takaoka e Samsom Flexor. - Década de 70: Nelson Nóbrega e Renina Katz. - Década de 80: Iole Di Natale e Ubirajara Ribeiro. Paralelamente foram realizados vídeos sobre a atuação pedagógica e artística dos mestres homenageados. Workshops: Marina Martinelli, Maurício de Souza, Tilú Clemente, Carlos Emesto Trigues, Norberto Stori, Cláudio Nomerowska, Galina Sheetikoff, Evandro Carlos Jardim, José Guyer Salles, Sílvia Rodrigues, Neusa Petti e Ana Maria Netto Nogueira, além de mesa redonda e visitas orientadas. Pesquisa sobre a técnica, materiais, bibliografia e perfil dos aquarelistas do 1º SALÃO PAULISTA DE AQUARELAS sob coordenação da professora e artista plástica Ana Maria Netto Nogueira. Com este trabalho foi possível documentar o traçado da situação da aquarela em nosso país, bem como um perfil dos praticantes desta modalidade artística.

Veja mais
EXPOSIÇÃO DO AQUARELISTA VIAJANTE GEORGE WAMBACH

Espaço de Exposições Eugénie Villien, SÃO PAULO, Brasil. Com ciclo de palestras de Maria Eugênia Satumi, Evandro Carlos Jardim e Mary Carmen Bosque.

Veja mais
EXPOSIÇÃO DOS AQUARELISTAS EMMA E RICARDO KOCH

Espaço de Exposições Eugénie Villien, SÃO PAULO, Brasil. Paralela ao ciclo de Encontros e Palestras com lole Di Natale, Renina Katz, Rubens Matuck, Ubirajara Ribeiro, Evandro Carlos Jardim, Francisca do Val, Edith Piza, Jette Bonaventura.

Veja mais
I SALÃO NACIONAL DE AQUARELAS DA FASM

Espaço de Exposições Eugénie Villien, SÃO PAULO, Brasil. Com a participação de aproximadamente 300 artistas, entre inscritos, convidados, palestrantes, colaboradores e organizadores. Marco histórico da aquarela no Brasil, devido ter sido este Salão inédito na promoção desta arte tão antiga, difícil, delicada e ainda tão incompreendida em nosso país

Veja mais