ABA

A ABA nasceu em 1987 como Núcleo de Aquarelistas e somente depois de 20 anos de estrada é que em 2006 o nome ABA – Associação Brasileira de Aquarelas e da Arte sobre Papel fincou suas novas raízes junto das velhas e fortes raízes do passado.

Iole Di Natale e um pequeno grupo de artistas se reuniram com uma meta em comum: o interesse, o desenvolvimento, a expansão do conhecimento, o desejo de que a ARTE DA AQUARELA transpassasse barreiras e fronteiras, levando ao público amante de arte, os meios e as possibilidades da divulgação da técnica da aquarela, técnica esta ainda caminhando a pequenos passos não somente no Brasil mas no mundo em geral.

Os anos se passaram e este grupo cresceu, tornou-se adulto, completou 33 anos e continua em sua luta pela divulgação da Arte sobre papel, colocando a Aquarela como lugar pictórico e respeitando a poética individual de cada um dos seus associados.

A ABA incentiva a cada aquarelista para que ele possa ser um agente gerador de interesse pela Aquarela e de novos grupos de trabalho.

Em 2016 a ABA perdeu IOLE DI NATALE, sua fundadora e inspiradora.. Este vazio é apenas preenchido pela continuidade de nosso trabalho em pról deste sonho pelo qual ela viveu e dedicou sua vida.

Em 2017 criamos o PRÊMIO IOLE DI NATALE que foi autorgado pela primeira vez à ANNA MASSINISSA, criadora do MUSEU INTERNACIONAL DA AQUARELA na cidade de Fabriano, na Itália. Iole foi uma das grandes incentivadoras desta iniciativa e lutou e apoiou muito esta idéia da criação do Museu.

Desde os primórdios de sua fundação a ABA já promoveu, participou e colaborou com inúmeras exposições internacionais e centenas de nacionais.

Promove, semestralmente, nos meses de Maio e Outubro, Fóruns de Aquarela, com uma amostragem dos trabalhos de seus associados e discussão de suas pesquisas.

Realiza reuniões mensais de todos seus associados nas primeiras segundas feiras dos meses de fevereiro a junho e de agosto a dezembro, no Espaço Cultural da Loja Pintar, na Rua Cotoxó 110, em São Paulo.

Prêmios recebidos:

2003 Prêmio Melhor Ação Cultural em Artes Visuais, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.

2016 Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, concedido pela Associação Brasileira de Liderança Braslider, para profissional do ano.

Na aquarela, a água corre solta em alguns momentos e a cor se torna difusa, se mescla com outras cores, criando novas expectativas, novas estórias, novas ilusões, enquanto em outros momentos a água quase não penetra, a luz se vê bloqueada e a sombra com sua força pungente se faz presente. O pigmento é denso e cobre o papel como uma cortina que não desvenda o amanhã, mas traz segredos e promessas.

Contida pelas mãos do artista, pigmento e água se fundem em manchas, figuras e composições, onde a transparência leva ao etéreo e o denso da cor aos mistérios das profundezas….

Criando novas imagens, encantando novos olhares, a aquarela vai galgando novos espaços, novos interessados, e a ABA no seu caminho de exposições, workshops, encontros, e palestras, vai difundindo entre artistas e amantes da arte, a aquarela, em suas diversas técnicas.

Maria Inês Lukacs – Presidente da ABA

Missão, Visão e Valores

Missão

Apoiar, congregar, incentivar e promover a divulgação da aquarela e de seus profissionais. Divulgar a Aquarela como lugar pictórico e a poética individual de cada um dos seus integrantes.

Visão

Visar a expansão, pesquisa e intercâmbio dessa Arte, através de exposições, cursos, workshops, palestras, pesquisa histórica e do aprofundamento técnico-educacional e da interação cultural.

Valores

Tornar possível que cada aquarelista também possa ser um agente gerador de interesse pela Aquarela de novos grupos de trabalho.