COLORINDO O FUTURO – A ABA APRESENTA A EXPOSIÇÃO DAS AQUARELAS DE ANA LUPINACCI

Ana Lupinacci (Ana Lucia Gimenez Ribeiro Lupinacci) é designer, artista visual e professora universitária. Doutor e Mestre em Linguagem e Educação pela USP. Graduada pelo Instituto de Comunicação e Artes da PUCCAMP.
Desde 2003, ligada profissionalmente à ESPM.
Atualmente é docente-pesquisadora dos mestrados Comportamento do Consumidor/ ESPM São Paulo e Economia Criativa/ ESPM Rio de Janeiro.
Apresenta-se em exposições coletivas nacionais e internacionais, a partir dos anos 1990.
Integrante da ABA – Associação Brasileira de Aquarela e Arte sobre Papel, desde 2017.
O percurso formativo inclui o estudo teórico e vivencial contínuo, desde os anos 1980, procurando conectar e colocar a arte em interface com o design e a comunicação. As atividades artísticas concentram-se, sobretudo, na investigação do papel como suporte e nos meios analógicos na contemporaneidade.

Desenvolve trabalhos ligados, sobretudo, à aquarela e à colagem. Ilustra para meios impressos e plataformas digitais.

O trabalho em Desenho e Pintura e seus desdobramentos contou, ao longo dos anos (décadas!), com vários mestres: Conceição Tavares, Marcos Rizolli, Bernardo Caro, Norberto Stori, Ubirajara Ribeiro e Massao Okinawa, entre outros.

 

– Nestes nossos tempos de quarentena, isolamento social, proteção e permanência, tenho me visto ainda mais reflexiva. Viver a casa: objetos e ações intensos em significado. Como escreveu G Bachelard, fazer Fenomenologia desde que nos levantamos da cama. Trabalhar e produzir em casa: ler, estudar, escrever, publicar artigos, deliberar, lavar as roupas, cozinhar, conviver, alegrar-me.
Participar remotamente de grupos e também sentir saudade física de tantos queridos. Isso me levou a pensar em que trabalhos mostrar nesse encontro virtual promovido pela ABA.
Na figura da M Inês, dos diretores e dos colegas incríveis e talentosos, vejo um espírito de corpo em torno desse algo que é ao mesmo tempo comum a todos e diferente para cada um. Estilos, técnicas, expressividade, linguagens, trajetórias, questionamentos estéticos.

Assim, selecionei por registrar, aqui, seis dos trabalhos que me dão muita alegria por pertencer à ABA. Sim, este foi o critério. A alegria do pertencimento.

Começo com os trabalhos em que fui selecionada para FabrianoInAcquarello 2018 e 2019.

Respectivamente, “Inhotim para mim” e “Juquehy”. Formatos 56x38cm e 38x56cm.
Também de 2018, a aquarela “Entretrópicos”, 56x76cm, que esteve, entre dezembro de 2018 a março de 2019, na XIII Bienal de Aquarelas do México.
Na sequência, não poderia deixar de colocar “Fermignano” (30x21cm), trabalho exposto na InnGalery_São Paulo, como parte da coletiva pelos 33 anos da ABA. A abertura aconteceu em 3 de março de 2020.
Quem poderia imaginar que dali a oito dias, a OMS decretaria pandemia pelo coronavírus.

Esse imprevisível do viver, que nos afeta, move e pode também paralisar, me levou à produção de uma extensa série feita durante e pela quarentena. “Unpredictable”. 2020. Aqui, mostro Unpredictable I e II (21x30cm), que para mim enfatizam, entre outras questões, a presença coletiva. Espero que apreciem. Fica aqui meu muito obrigada!
Ana Lupinacci.

CONTATO:
Facebook: Ana Lupinacci
Instagram: analupinacci.art
Site: analupinacci.com
E-mail: analucialupinacci@gmail.com

 

A artista ANA LUPINACCI nos explica os motivos de sua escolha para suas aquarelas nesta Exposição Virtual e a ABA apenas lista as obras abaixo para facilitar o acompanhamento do visitante:

 

1. Inhotim para mim 56x38cm 2017

2. Juquehy 38x56cm 2018

3. Entretrópicos 56x76cm 2018

4. Fermignano 30x21cm 2019

5. Unpredictable I 21x30cm 2020

6. Unpredictable II 21x30cm 2020